Entre os dias 3 e 11 de novembro, a UPA de São Caetano, que é administrada pela Fundação Fabamed, terá uma unidade móvel ofertando exames de mamografia para mulheres de 40 a 69 anos. A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) faz parte da programação movimento internacional que estimula empresas, população e entidades a trabalhar na detecção precoce e tratamento do câncer de mama.

De acordo com o superintendente da Fabamed, José Saturnino Rodrigues, “as mamografias serão feitas exclusivamente com horário agendado, para evitar aglomeração. O agendamento pode ser feito pela internet (saes.saude.ba.gov.br) ou pelo telefone 0800-071-4000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h”, destaca Rodrigues.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, em 2020, serão 3.460 novos casos de câncer de mama na Bahia. Destes, 1.180 em Salvador. A principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura. Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo, o que, para algumas mulheres, é como uma mutilação, ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade.

A UPA de São Caetano fica localizada na Rua Ana Mariani Bitencourt, 7. O atendimento agendado ocorrerá das 7 às 17 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *