Com o declínio dos casos da Covid-19 na Bahia, o Hospital Municipal de Simões Filho (HMSF) retoma gradualmente as cirurgias eletivas, com 80 procedimentos mensais nas área de cirurgia geral e ginecologia. As agendas foram suspensas em virtude das recomendações do Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb).
Segundo a diretora geral da unidade e da Fundação Fabamed, Cláudia Carvalho, “os procedimentos são agendados no ambulatório anexo ao hospital, contemplando cirurgia de hérnia inguinal e umbilical, retirada de lipoma, histerectomia, mioma, colpoplastia e laqueadura”, afirma a diretora da entidade que administra o hospital.
Ainda segundo Carvalho, a suspensão temporária das agendas foi uma das estratégias de contingenciamento ao avanço do novo coronavírus que chegou ao estado em março. “A medida teve caráter preventivo e visava a diminuição do grande fluxo diário de pacientes, permitindo assim a continuidade dos serviços essenciais de forma segura”, explica a diretora geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *